Pós Doutor em Engenharia Elétrica, Doutor e Mestre em Ciência da Computação, Pós-Graduado em MBA Executivo em Finanças Corporativas, Especialização em Segurança em Redes de Computadores, Especialização em Redes Linux, graduado em Tecnologia de Redes de Computadores. Professor da UFRA e já atuou como Professor Universitário pela UNAMA, IFPA, FAPAN, FAPEN, Faculdade Integrada Ipiranga, Estacio, FAP e CESUPA. Fundador do Centro Aplicado de Inteligência em Cibersegurança (CAIC-CNPq/UFRA), Fundador do Laboratório de Informática e Computação da Amazônia (LICA - UFRA), Membro Permanente: Núcleo de Pesquisas em Computação Aplicada (CNPq/UFRA), Membro do IEEE Advancement of Technology for Humanity, Revisor: IEEE Access (Advances in Networks), Revisor: Science Publishing Group (Advances in Networks(NET)) e Membro honorário da London Journals Press.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Pós Doutor em Engenharia Elétrica, Doutor e Mestre em Ciência da Computação, Pós-Graduado em MBA Executivo em Finanças Corporativas, Especialização em Segurança em Redes de Computadores, Especialização em Redes Linux, graduado em Tecnologia de Redes de Computadores. Professor da UFRA e já atuou como Professor Universitário pela UNAMA, IFPA, FAPAN, FAPEN, Faculdade Integrada Ipiranga, Estacio, FAP e CESUPA. Fundador do Centro Aplicado de Inteligência em Cibersegurança (CAIC-CNPq/UFRA), Fundador do Laboratório de Informática e Computação da Amazônia (LICA - UFRA), Membro Permanente: Núcleo de Pesquisas em Computação Aplicada (CNPq/UFRA), Membro do IEEE Advancement of Technology for Humanity, Revisor: IEEE Access (Advances in Networks), Revisor: Science Publishing Group (Advances in Networks(NET)) e Membro honorário da London Journals Press.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Sistemas de Informação Aplicados, Segurança da Informação, Robótica Banco de Dados; Economia e Negócios Empreendedorismo e Profissionais Livres Energia livre Conhecimento / Ciência Livre Inclusão Digital Iniciação científica Ferramentas de Segurança Vulnerabilidades Exploits / Malwares / etc Privacidade e Vigilância Ferramentas livres de concepção de circuitos integrados Descrição de hardware livre Impressão 3D livre Sistemas Embarcados Kernel Kernel, drivers e subsistemas Performance Tuning Customização Redes de computadores Aplicações Desktop Ferramentas, Metodologias e Padrões Linguagens de programação Projetos de software livre Administração de servidores Alta Disponibilidade Ferramentas de automação Computação Móvel Internet das Coisas IOT Computação em Nuvem Big Data Criptomoedas Machine Learning Blockchain Computação Gráfica Engenharia de Software Informática na Educação Inteligência Artificial Integração Hardware/Software Jogos Digitais Processamento de Imagem Sistemas de Informação Sistemas distribuídos Sistemas Operacionais Teoria da Computação Mobilidade, ubiquidade e reflexo na interação humana; Adaptação de software social para dispositivos móveis; Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários; Fatores, características e medidas de sucesso em software social e em plataformas de ecossistemas de software; Aspectos culturais, de apropriação, emocionais, afetivos e o estímulo ao comportamento sustentável; Estratégias e mecanismos de visualização; Comunicação, colaboração e compartilhamento; Auditabilidade, confiança e reputação em redes sociais; Ética no design (projeto, desenvolvimento, avaliação) e uso de soluções computacionais; Identidade, privacidade e segurança; Usabilidade e acessibilidade; Memória, legado e propriedade em softwares sociais; Aproveitamento do conhecimento social; Modelos de desenvolvimento de software baseados em comunidade, como open source, crowdsourcing e parcerias público-privadas em ecossistemas de software; Interação e integração entre as diferentes áreas do conhecimento. Avaliação do aprendizado. Estudos de caso relacionados à educação. Ferramentas de auxílio ao aprendizado e/ou ao ensino. Integração de arquitetura de computadores e computação paralela com as demais disciplinas dos cursos da área de computação. Integração entre ensino, aprendizado e pesquisa. Laboratórios e atividades experimentais. Métodos e técnicas de ensino, aprendizado e educação. Métricas para avaliação do aprendizado. Relação entre a teoria e a prática na educação. Ferramentas, técnicas e materiais para o ensino à distância. Suporte de laboratório para o ensino à distância. Avaliação de diferenças regionais no ensino e aprendizagem. Técnicas e recursos para o ensino e aprendizagem de tecnologias avançadas como aceleradores gráficos e computacionais, arquiteturas multicore e many-core, entre outras. Técnicas e recursos para o ensino de aspectos arquiteturais específicos para sistemas embarcados e internet das coisas. Técnicas e recursos para o ensino de computação reconfigurável.